Antes de Pierce Brosnan ser escolhido como James Bond em 007 Contra Goldeneye (1995), William John Neeson quase ficou com papel.
Ainda assim, Liam foi mestre Jedi, passou de mentor a inimigo do Batman, assassino profissional, agente secreto e lendário herói em meio ao Holocausto.
Nada mal para uma careira prolífica deste irlandês que quando adolescente foi um boxeador, e quando adulto quis ser professor, antes de se descobrir ator. Em seu aniversário vamos rever algumas curiosidades de sua vida e carreira.
#1. Liam admitiu em 2014 que precisava parar de beber depois de se ver dependente do álcool, um vício potencializado depois da morte de sua esposa, a atriz Natasha Richardson, morta em decorrência de ferimentos causados por um acidente de esqui em 2009.
Neeson passou um longo tempo de luto consumindo de duas a três garrafas de vinho por noite.
#2. Muito antes do atual boom dos filmes de super herói, Liam Neeson protagonizou o filme de super herói Darkman – Vingança Sem Rosto (1990) de Sam Raimi no papel de Peyton Westlake, um brilhante cientista que descobre uma forma de produzir pele humana artificialmente.
Atacado por criminosos, ele fica desfigurado e recebe um tratamento experimental que o salva. A partir de então, Westlake torna-se um misto de Fantasma da Opera e Batman buscando vingança contra seus agressores. Trabalhando ao seu lado está a premiada Frances McDormand (Fargo, Nomadland).
Darkman Vingança sem Rosto
#3. A Lista de Schindler (1993), no qual Liam Neeson representou o empresário alemão Oskar Schildler, foi escolhido o terceiro filme entre os 100 mais inspiradores da história de acordo com o AFI, American Film Institute, organização sem fins lucrativos que preza pela preservação dos filmes. Spielberg convidou o ator para o papel depois que o viu em uma peça de teatro em Londres. O papel de Schindler lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.
A Lista de Schindler
#4. Desde 1999, quando já tinha 47 anos, o ator vem se destacando em uma série de filmes de ação como Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma, do qual fez questão de participar mesmo sem ter lido o roteiro. No filme Neeson interpreta Qui Gon Jinn, mestre Jedi que treinou Obi Wan Kenobi (Ewan McGregor).
Em 2005, aos 53 anos, fez o papel duplo de Henri Ducrad/Ra’s Al Ghul em Batman Begins de Christopher Nolan. Em 2008, aos 56 anos, viveu o agente secreto Brian Mills na franquia Busca Implacável (Taken), que gerou duas continuações em 2012 e 2014.
à esquerda como Ra’s Al Ghul em Batman Begins e à direita em Star Wars Episódio I A Ameaça Fantasma como mestre jedi
#5. Liam Neeson incorporou em vários filmes o típico personagem hithcockiano, o homem errado na hora errada ou a vítima inconsciente de tramas conspiratórias, papel que viveu em filmes como Desconhecido (2011), Sem Escalas (2014) e O Passageiro (2018). Sempre muito convincente e carismático em suas representações.
#6. Sua presença imponente e voz hipnótica lhe garantiram papéis de destaque como a voz do leão Aslan em As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feitiçeira e o Guarda Roupa (2010), o papel de Zeus, deus do Olimpo em Fúria de Titâs (2009) e Fúria de Titâs 2 (2012), o detetive noir Philip Marlowe, criado na literatura de William Monahan no recente filme que leva o sobrenome do personagem já vivido por Humphrey Bogart.