Liam Neeson and his acting career peaked with excellent action hero roles

Antes de Pierce Brosnan ser escolhido como James Bond em 007 Contra Goldeneye (1995), William John Neeson quase ficou com papel.

Ainda assim, Liam foi mestre Jedi, passou de mentor a inimigo do Batman, assassino profissional, agente secreto e lendário herói em meio ao Holocausto.

 

Nada mal para uma careira prolífica deste irlandês que quando adolescente foi um boxeador, e quando adulto quis ser professor, antes de se descobrir ator. Em seu aniversário vamos rever algumas curiosidades de sua vida e carreira.

#1. Liam admitiu em 2014 que precisava parar de beber depois de se ver dependente do álcool, um vício potencializado depois da morte de sua esposa, a atriz Natasha Richardson, morta em decorrência de ferimentos causados por um acidente de esqui em 2009.

 

Neeson passou um longo tempo de luto consumindo de duas a três garrafas de vinho por noite.

Natasha Richardson & Liam Neeson

#2. Muito antes do atual boom dos filmes de super herói, Liam Neeson protagonizou o filme de super herói Darkman – Vingança Sem Rosto (1990) de Sam Raimi no papel de Peyton Westlake, um brilhante cientista que descobre uma forma de produzir pele humana artificialmente.

Atacado por criminosos, ele fica desfigurado e recebe um tratamento experimental que o salva. A partir de então, Westlake torna-se um misto de Fantasma da Opera e Batman buscando vingança contra seus agressores. Trabalhando ao seu lado está a premiada Frances McDormand (FargoNomadland).

Darkman Vingança sem Rosto

#3A Lista de Schindler (1993), no qual Liam Neeson representou o empresário alemão Oskar Schildler, foi escolhido o terceiro filme entre os 100 mais inspiradores da história de acordo com o AFI, American Film Institute, organização sem fins lucrativos que preza pela preservação dos filmes. Spielberg convidou o ator para o papel depois que o viu em uma peça de teatro em Londres. O papel de Schindler lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.

A Lista de Schindler

#4. Desde 1999, quando já tinha 47 anos, o ator vem se destacando em uma série de filmes de ação como Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma, do qual fez questão de participar mesmo sem ter lido o roteiro. No filme Neeson interpreta Qui Gon Jinn, mestre Jedi que treinou Obi Wan Kenobi (Ewan McGregor).

Em 2005, aos 53 anos, fez o papel duplo de Henri Ducrad/Ra’s Al Ghul em Batman Begins de Christopher Nolan. Em 2008, aos 56 anos, viveu o agente secreto Brian Mills na franquia Busca Implacável (Taken), que gerou duas continuações em 2012 e 2014.

à esquerda como Ra’s Al Ghul em Batman Begins e à direita em Star Wars Episódio I A Ameaça Fantasma como mestre jedi

#5Liam Neeson incorporou em vários filmes o típico personagem hithcockiano, o homem errado na hora errada ou a vítima inconsciente de tramas conspiratórias, papel que viveu em filmes como Desconhecido (2011), Sem Escalas (2014) e O Passageiro (2018). Sempre muito convincente e carismático em suas representações.

#6. Sua presença imponente e voz hipnótica lhe garantiram papéis de destaque como a voz do leão Aslan em As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feitiçeira e o Guarda Roupa (2010), o papel de Zeus, deus do Olimpo em Fúria de Titâs (2009) e Fúria de Titâs 2 (2012), o detetive noir Philip Marlowe, criado na literatura de William Monahan no recente filme que leva o sobrenome do personagem já vivido por Humphrey Bogart.

Related Posts

Our Privacy policy

https://amazing.adailymedia.com - © 2024 News